sábado, 7 de novembro de 2009

Carta ao Reitor Álvaro Prata

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE HISTÓRIA


Ofício n. 050/2009
De: Centro Acadêmico Livre de História (CALH)
Para: Gabinete do Reitor – A/C Reitor Álvaro Prata


O Centro Acadêmico Livre de História (CALH) seguindo deliberação da Assembléia dos Estudantes de História ocorrida no dia 01/10/2009 às 18h30min no Auditório do CFH, que contou com a presença de professores do departamento de história e alunos do curso vem por meio deste solicitar esclarecimentos sobre o caso de “censura” pela Editora desta universidade do livro El terrorismo de Estado em Colombia, do jornalista Hernando Calvo Ospina que está sendo veiculada pelo professor de nosso departamento Waldir Rampinelli.
Por mais que a editora já tenha se pronunciado gostaríamos de esclarecimentos por parte do Reitor, Álvaro Prata, por entender que só temos acesso a “um lado da história”. Gostaríamos de saber se o caso é mesmo de censura, sendo este Centro Acadêmico contra qualquer tipo de censura dentro e fora da universidade. Os pareceres dados ao livro, bem como, os motivos que resultaram na sua recusa para publicação devem ser explicitados e tornados públicos. A Edusfc é de todos e todas, não pode recusar publicações desrespeitando a pluralidade de idéias.
Caso se trate de censura as políticas da Editora devem ser revistas. É inaceitável que no espaço da universidade cometam-se barbáries contra a democracia.
Com a certeza de sua atenção e resposta, desde já agradecemos. Esperamos que tudo se esclareça o mais rápido possível pois esse tipo de situação não é boa para nenhuma das partes envolvidas, sobretudo, em uma universidade que levanta, ou pelo menos deveria levantar, a bandeira de instituição pública, gratuita e de qualidade.



Sergio Luis Schlatter Jr.
Coordenação Geral
CALH – Gestão 2009/2010 “Semeando Outros Tempos”
Fone: (48) 88312058
e-mail: sergiocdb@gmail.com


Florianópolis, novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário