terça-feira, 6 de março de 2012

VIII Semana de História - ORIENTE: PASSADO E PRESENTE

Prezados

É com orgulho que o Centro Acadêmico Livre de História com o auxílio do Departamento de História, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o Núcleo de Estudos Japoneses e o SCAM, além de outros colaboradores entre alunos e professores do curso de História da UFSC, vem a público divulgar a VIII SEMANA DE HISTÓRIA da UFSC, cujo tema é ORIENTE: PASSADO E PRESENTE.

O tema -- cujo título foi inspirado na obra "Japão: passado e presente", de José Yamashiro -- foi escolhido por dois motivos em especial: a defasagem de conteúdo voltado para o ensino das histórias asiáticas na grade curricular de nosso curso e, principalmente, as discussões acerca da possível exclusão da disciplina de História do Oriente Antigo na vindoura reforma curricular, sendo que a disciplina por si só já conta com um tempo extremamente limitado para um assunto tão vasto.

Pensando nesses dois fatores, principalmente, o Centro Acadêmico Livre de História traz um leque de palestras amplo e diversificado dentro do tema proposto. Na Segunda-feira teremos a abertura do evento com a palestra do Sr. Iochihiko Kaneoya, pesquisador autônomo que vem a nossa semana acadêmia através do Núcleo de Estudos Japoneses - NEJAP. Durante a tarde, a aula inaugural da pós-graduação, cujo eixo central é a História da África. Já no período da noite, teremos a palestra do professor Márcio Roberto Voigt sobre o Oriente Médio no século XXI, em consonância com o tema de seu tópico especial neste semestre. Ainda na segunda, teremos uma exposição de armas e armaduras japonesas, promovida pelo SCAM, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Na terça-feira teremos a palestra do Prof. João Lupi a respeito da presença jesuítica em Goa, na Índia. Durante a tarde, um mini-curso ministrado pela professora Aline Dias da Silveira sobre a Rota da seda; já durante a noite, teremos uma pertinente discussão a respeito do currículo de história.

Na quarta-feira, uma palestra ministrada por Lauren Fraiz, mestranda na Renmin University of China, que trabalhará com a situação da mulher durante o período revolucionário chinês, enquanto teremos durante a tarde um cine-debate sobre o filme "Operação Dragão", encabeçado por Luis Augusto Worn, professor de Kung Fu, fundador da Academia Catarinense de Kung Fu e co-fundador da Academia Brasileira de Kung Fu, tendo anos de experiência no ramo; a noite, uma palestra por André Bueno, sinólogo professor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, no Paraná, discutindo a importância dos estudos das histórias asiáticas, em plena sintonia com o ponto primordial que move a semana.

Na quinta-feira contaremos com a presença de Margaret Bakos, egiptóloga ligada à PUC-RS, cujo título é "A atualidade do Antigo Egito", enquanto no período da tarde teremos a exibição do filme "Paradise Now". De noite, uma palestra com o professor Ricardo Velho, do IFSC de Rio do Sul, sobre Revoluções Comunistas na Ásia após a Revolução Russa.

Por fim, na sexta-feira teremos a palestra de Darcy Guimarães, apresentador do programa Indo Connection, do canal de TV por assinatura WooHoo. Residindo na Indonésia durante boa parte do anos há muitos anos, Darcy possui vasto conhecimento sobre a sociedade e a cultura da Indonésia, e vem compartilhar conosco tais conhecimentos; durante a tarde, um cine-debate com o filme "Zen", ministrado pelo Monge Gensho. Por fim, a assembléia dos estudantes, onde questões de interesse geral do curso serão discutidas e cuja presença é requerida por todos.

INSCRIÇÕES:
As inscrições para o evento são feitas na hora (inclusive para o mini-curso), sendo requeridos os seguintes dados:
NOME
CPF
E-MAIL

Pedimos encarecidamente que as informações sejam dadas em caracteres LEGÍVEIS para que não haja nenhum problema na emissão de certificados.

E falando neles...

CERTIFICADOS:
Ao menos por enquanto, por conta do sistema de cadastro de eventos da UFSC, nos vemos obrigados a fornecer certificados apenas para aqueles que participarem de ao menos 70% das atividades da Semana de História. O problema é que muito alunos trabalham ou participam de outras atividades/matérias de outros cursos, o que impede que estejam presentes na carga horária mínima. Estamos tentando solucionar esse problema para disponibilizar certificados de menor quantidade de horas-atividade justamente para atender essa demanda, que sabemos, não é pequena.

CARTAZ DO EVENTO:
Divulguem ao máximo este cartaz. Vamos fazer essa semana valer a pena!


Clique para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário